Em 15/08/2005, a agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL divulgou o edital 001/2005, referente ao leilão de concessões de exploração de Linhas de Transmissão. O Leilão ocorreu em 17/11/2005 na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Visando participar do referido Leilão, as Empresas ELETRONORTE, CHESF, ENGEVIX e o FIP Brasil Energia, constituíram o Consórcio Integração que ofertou o lance vencedor da concessão para explorar o conjunto de linhas de transmissão e subestações constantes do “Lote B“ (interligação Norte – Sul III, Trecho 2).

A Integração Transmissora de Energia S.A. – INTESA, foi constituída pelos membros do consórcio Integração em 20/12/2005, com propósito específico de explorar a referida concessão, e com a seguinte participação acionária: Fundo de Investimentos em Participação Brasil Energia – FIP, com 48%, Engevix Engenharia S.A., com 3% de participação, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, com 12% e Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. – Eletronorte, com participação de 37% do empreendimento.

Com a assinatura do contrato 002/2006 entre a INTESA e ANEEL realizada em 27 de abril de 2006, todos direitos e obrigações referentes ao andamento do negócio foram formalizados e, portanto, a INTESA assumiu a responsabilidade de gerenciar o seu negócio de maneira a cumprir todos os marcos contratuais e o planejamento para tornar disponível a prestação de serviço de energia elétrica.

Em 07/04/2008 o Fundo de Participação Brasil Energia adquiriu a totalidade das ações de prorpiedade da ENGEVIX, aumentando sua participação societária na INTESA para 51%, permanecendo a ELETRONORTE com 37% e a CHESF com 12%. Desde então não houveram mais alterações no quadro societário da empresa..

A data do início da operação comercial do empreendimento foi 30 de maio de 2008.

Nossos Princípios e Valores

Missão
Operar suas instalações de transmissão de energia elétrica, mantendo-se comprometida com a qualidade de serviços prestados a seus clientes com a satisfação dos seus empregados e a remuneração dos seus acionistas.

Visão
Ser uma empresa reconhecida pela excelência na qualidade da prestação de serviços de transmissão de energia elétrica.

Princípios e Valores

  • Ética
  • Integridade
  • Espírito de Equipe
  • Iniciativa e pro atividade, observando as diretrizes da empresa.

INTESA - Todos os direitos reservados